sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tijolo Ecológico é opção econômica para a construção civil – Casas Ecológicas e Sustentáveis

Ele constrói a casa do rico e do pobre. É matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: ecológico. Em tempos de aquecimento global, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por não poluir. Mas as vantagens não são apenas para o meio ambiente, são também para o conforto, para a estética e o mais interessante, para o bolso.
Ecotijolos
Tijolo Ecológico, Tijolo Canaleta e Meio-tijolo
Fabricado  em uma olária ecológica em Goiânia, a Ecotijolos, o tijolo é ecológico porque diferentemente do tijolo convencional não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de dez árvores para a fabricação de mil tijolos. Sem lenha também não há fumaça e, por conseqüência, não há emissão de gases de efeito estufa. Além disso, sua composição é formada por terra, água e cimento.
Segundo estudos realizados em todo o Brasil, o sistema construtivo dos Tijolos Ecológicos traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema construtivo convencional. Um dos motivos é que não há desperdício, como neste último. “Hoje em uma obra convencional cerca de 1/3 do material vai para o lixo”. A seguir algumas vantagens desta tecnologia construtiva:
  1. Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;
  2. Estrutura - As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes. CRIANDO UMA ESTRUTURA MUITO MAIS SEGURA!
  3. Redução de uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas em quase zero;
  4. Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento;
  5. Economia de 50% de ferro;
  6. Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas queimando em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos;
  7. Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 x mais resistente;
  8. Alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com  estacas mais profundas e sapatas maiores;
  9. Fácil acabamento. Se preferir não precisa rebocar e pintar, economizando mais ainda. Os Tijolos Ecológicos já possuem um lindo acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando o uso de apenas um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e rejunte flexível (varias cores da vedacit e votaran);
  10. Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (5mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato;
  11. O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos;
  12. Obra mais limpa e sem entulhos;
  13. Acústica Como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
  14. Isolamento Térmico (calor) – O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa. UMA CASA BEM FRESCA NAQUELES DIAS DE CALOR INTENSO!
  15. Isolamento Térmico (frio) – Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa. TEMPERATURA SEMPRE AQUECIDA NOS DIAS FRIOS!
  16. Proteção de Umidade - Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.
  17. Instalações Hidráulicas - Toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional. SEM DESPERCÍOS COM “QUEBRA-QUEBRA”!
  18. Instalações Elétricas - Como as instalações hidráulicas, também são embutidas nos furos, dispensando conduites e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos.
  19. A PRATICIDADE DESTE TIJOLO FARÁ SUA OBRA SER MUITO MAIS RÁPIDA!
Matéria do Blog Pão & Ecologia 

 
Excelente matéria!

Tijol - Eco

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Oi, pessoal!

Não sei se já comentei aqui no blog - fazemos coleta de água da chuva, então (e Graças a Deus!!) não dependemos da Empresa de Águas e Esgotos - e sim da Mãe (E que MÃE!!) Natureza. Se soubermos respeitá-la ela é amável e cuidadosa conosco. Se a desprezarmos ela nos põem de castigo como qualquer mãezona.
Pois bem, eu andei pensando enquanto observava a "enorme" quantidade de água que podemos armazenar, que nós somos muito culpados, ou, no mínimo, negligentes, quando não tentamos evitar os desastres naturais óbvios, ao perturbarmos a ordem natural ecológica. Quando asfaltamos as ruas, por exemplo, acabamos impermeabilizando o chão que antes drenava as águas das chuvas, causando os terríveis alagamentos.
Primeiramente, quero compartilhar com vocês a quantidade de águas que se acumulou nos últimos 4 meses - digo, guardada! - porque deixo de fora, obviamente, tudo que já foi gasto. São esses os números:
  • Uma piscina desmontável de 5.360 (cinco mil trezentos e sessenta litros);
  • Uma cisterna de 12.000 (doze mil litros) - ficou pronta em outubro de 2011;
  • Uma caixa-cisterna de 5.000 (cinco mil litros) - esta transbordou algumas vezes;
  • Uma caixa d'água residencial de 1.500 (mil e quinhentos litros) - que nunca fica vazia;
Penso que, se cada casa -pudesse- guardar a água que vem das chuvas, os alagamentos diminuiriam muito! Aqui seguem algumas fotos para ilustrar o que compartilho com vocês:









 Espero que pensem nisso com cuidado e possam (porque nem sempre basta querer) fazer o mundo se tornar um lugar ótimo para se viver! Cada um fazendo sua parte. 

Graça e Paz!