sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A primeira fiada!

A primeira fiada de tijolos é a mais importante. É ela que vai ditar o nível das paredes e o espaçamento das portas e janelas.
Preste muita atenção nesta fase. Os tijolos devem ser assentados com uma camada fina de massa feita de areola, areia e cimento (2x1x1), de preferência peneirados para não haver problemas com pedrinhas e sujeiras que podem atrapalhar o nivelamento. Deve ser respeitada uma folga de 3mm (três milímetros) entre os tijolos. Eles não podem ficar encostados nas laterais. Usar a linha para não perder o traçado da parede é essencial. Os tijolos da linha da porta devem ser dispostos no local certo mas não devem ser colados. Isto é para evitar o desencontro dos tijolos quando alcançar em cima da porta, o que seria fatal para a obra. É importante notar que este tijolo só pode ser contado inteiro ou pela metade. Então, é melhor escolher portas que tenham um tamanho mais aproximado ao do tijolo. Bem, como o tijolo mede 25cmx12,5cmx6,5cm, então uma porta de 70cm vai caber no espaço de 3 tijolos (25cm x 3 = 75cm), sobrando apenas um pequeno espaço de aproximadamente 5cm em volta. Já uma porta de 80cm precisará de mais 1/2 tijolo (somando 87,5cm), deixando uma sobra nas laterais de 7,5cm. Mas, é claro, se você optar por portas de tamanho diferentes, haverá um jeito de Contornar as laterais com um pouco de criatividade e ferramentas adequadas. O mesmo serve para as janelas, como veremos em tempo.

5 comentários:

Cidadão disse...

Estou nesta fase e estou com muito medo de errar, eu mesmo estou fazendo, ás vezes contrato um ajudante, mas estou demorando em média 10 a 15 minutos para colocar cada tijolo e só coloquei 12 metros de uns 60 metros lineares da primeira fiada mas não tinha observado as portas é muito detalhe rsrs Obrigado pela dica
Giovanini

Eliane disse...

Olá!

Gostei muito de suas orientações para a construção da casa ecológica. E pelo perfil, já deu para entender que você é uma pessoa super do bem.
Pretendo construir uma casa, em Santo Aleixo no Rio, para passar os fins de semana e fugir do barulho e preciso de sua ajuda.
Você conseguiu explicar, com as fotos, melhor que os próprios vendedores do produto, mas tenho muitas dúvidas.
Gostaria que me dissesse quanto gastou e quantos cômodos a casa tem. Tempo de construção, se é fácil conseguir mão de obra especializada etc.

Muito obrigada

Eliane Dornelles
edornelles@ig.com.br

Zé Roberto disse...

Muito bom seu trabalho. Serve de exemplo para que outras pessoas façam suas casas.
Visite: casaecologica9.blogspot.com

Grato.
Zé Roberto

Sophydiah disse...

Olá, Eliane. Desculpe a demora na resposta. Andei vendo o blog um tempo e não havia ninguém. Depois fiquei sem pc. Vamos lá. Minha casa tem 84m2, com 1qt, 1ste, sala, coz, bh, abrigo. Tres pessoas participaram do processo que começou em 2008, contando comigo; e foram comprados 11 mil tijolos, dos quais sobraram suficientes para colunas do telhado e casa de ferramentas (mais uma economia de 60% em comparação às madeiras que seriam utilizadas). Até a laje nós levamos uns 8 meses porque só construíamos nos fins de semana, e gastamos quase 15 mil (se fosse do jeito convencional, essa quantia só dava pro pedreiro). A mão-de-obra para a construção do modular é cara demais, o que não é nada justificável. Chegam a cobrar 1 salário mínimo p/m2! Pasme-se! Mas para construir só é preciso ter alguma noção de construção, um pouco de inteligencia e muita disposição, pois cada tijolinho pesa quase 3kg. Não é nada absurdo de se fazer. Principalmente contando com quem já fez. Qualquer coisa, estamos aí! =]

Sophydiah disse...

Olá, Cidadão! É só não esquecer as ferramentas básicas da construção: prumo, linha, nível, etc. A régua deve ser usada duas fiadas abaixo, ou seja, subiram duas, acerte as debaixo. E é sempre bom dar uma olhadinha de longe com um bom esquadro.

Abraço!