quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Importante!


Este blog não tem o objetivo de substituir o profissional, mas, somente ajudar oferecendo informações práticas e verdadeiras a respeito da construção com tijolo ecológico (modular). É necessária a presença de um profissional capaz de realizar a avaliação e correta preparação do terreno. Pocure comprar material adequado e de qualidade, pois, na prática, podemos observar que nem sempre comprar barato é melhor.

18 comentários:

jorge disse...

Gostaria de construir uma casa com tijolo modular só que ao pesquisar descobri que os gastos são 4 x maiores que com alvenaria convencional, gostaria de receber informações que me apresentem alternativas mais baratas em tijolos modular, aqui no Rio a un de cada tijolo está em torno de R$ 0,60 e utiliza-se 64 un por M²,já o tijolo convencional está em torno de R$ 0,40, porém eu gasto 15 un por M² por favor me ajude, pois estou quase desistindo de construir com tijolo modular. Grato.

Sophydiah disse...

Olá. Muito obrigada por acompanhar. Bem. Pra começar, eu também passei por este tipo de dúvida. Então consultei engenheiros, pedreiros e pessoas do ramo para esclarecer tudo. E foi difícil mesmo conseguir informações a respeito. Por isso este blog. Hoje a nossa casa está nos finalmentes e a economia no geral foi absurda mesmo. Se você for pensar no preço do tijolo se assusta um pouco. Mas a economia final é de até 45%, porque não há gastos com reboco, conduítes, tábuas e pregos (só algumas), sem falar da mão-de-obra. É interessante ressaltar que você necessita do seu projeto completo antes de começar. A planta da casa com todos os componentes inerentes à moradia: Comodos, parte elétrica e hidráulica; etc. Colocarei mais fotos.
Um Abraço, e mãos à obra. Se eu fiz, você consegue!

Hugo disse...

Bom dia.

Excelente o seu blog. Parabéns.

Eu também estou pensando em construir uma pequena casa com tijolo modular, porém não tenho nenhuma experiência com obra.

Minhas dúvidas são até bobas, por exemplo: qual a diferença entre radier e alicerce? E o que é radier israelense?

O alicerce, imagino, é a base de concreto armado que fica embaixo das paredes. Mas seria necessário realmente nivelar o terreno?

Não seria possível, ao invés disso, deixar o terreno como está e construir o alicerce nivelado?

Outra coisa, reparei que é colocado apenas um vergalhão em cada coluna, é isto mesmo? E como este ferro é preso embaixo, no piso? Ou simplesmente fica solto?

Eu estava pensando também em usar telhas fibra vegetal, já ouviu falar?

Bom, como o último comentário é de maio deste ano imagino que sua casa já esteja pronta. Espero que esteja felizes e satisfeitos com o resultado.

Abraços.

Sophydiah disse...

Olá, desculpe a demora em responder. Fiquei sem computador um bom tempo. Sim, a casa está pronta e muito bonita. Também muito segura. Suas dúvidas são simples, mas são muito importantes.

**Radier é usado para fazer alicerce (que é a base da construção). Nas chamadas "sapatas", o radier varia de largura e espessura do ferro, de acordo com o tamanho dela. Por exemplo, uma sapata pode ter um radier de 80x80cm, tramado com ferro 5/16(8mm). O Radier Israelense é inteiro e sua função é criar uma base segura economizando tempo e dinheiro. Ao invés de fazer sapata por sapata, colunas, vigas, etc, só é necessário o radier com malha pop (uma malha de ferro inteira comprada pronta), respeitando-se a espessura do concreto de acordo com o número de andares, até TRÊS. Mais do que isso, voltamos ao modo antigo, com sapatas e tal. Vale lembrar, sempre, que o acompanhamento de um profissional é importante em caso de dúvidas quanto aos procedimentos. A segurança é muito importante!

Quanto ao nivelar o terreno, se não o fizer, é preciso fazer laje pronta ou batida, como no caso de terrenos muito íngremes, com sapatas e colunas para o nivelamento do piso.

É isso mesmo! Esse é o barato da construção! 1 ferro nos locais indicados, como cantos e adjacentes, laterais de janelas e portas e no espaçamento adequado à quantidade de andares. Vale lembrar que os ferros das laterais das janelas e portas já servem como suporte para o andar de cima. E basta um furo no chao firme para fixar o ferro no lugar. O peso da construção faz o resto. Nivelada, hein! Em alguns casos, quando usa-se sapatas e o terreno debaixo delas sede, acontece de o peso quebrar o chão. Neste caso, vemos rachaduras levando parte do alicerce. Com o radier inteiriço é improvável que isso ocorra. Mais seguro.

Quanto as telhas, busquei colocá-las pra dar um acabamento ecológico na casa, mas o preço não me permitiu. Muito mais caras! Acabei usando as portuguesas masmo. Ficou bonito!

Estamos, sim, felizes!
Espero ter ajudado, mais um pouquinho.
Qualquer dúvida, compartilhem conosco!

Assim que minha camera estiver boa atualizarei fotos aqui.
Abraço, e mãos-a-obra!

Sophydiah disse...

Site interessante e útil.
Abraço!

http://www.sitengenharia.com.br/tabelaaco.htm

Unknown disse...

OLA SOPHYDIAH, ESTOU INTERESSADA NA CONSTRUÇÃO COM TIJOLOS ECOLOGICOS. BOM EU SOU DO TIPO OUSADA QUE METE A MÃO NA OBRA E TUDO, SOU MUITO CURIOSA, E TENHO FORÇA DE VONTADE. COMPREI UM TERRENO E AGORA QUERO CONTRUIR CASAS NELE PARA ALUGAR(ACHO QUE VÃO FICAR MUITO BONITAS)E COMO TENHO POUCO RECURSOS OPTEI PELOS TIJOLOS ECOLOGICOS. TÔ PESQUISANDO ABESSA. E QUANDO CONCLUIR A OBRA VOLTO A FALAR COM VOCE E TE MOSTRAAR COMO FICOU. BJS. VANIA

Unknown disse...

olá minha querida,esse seu blog caiu do céu.
comprei um terreno na região dos lagos no rj e pretendo construir minha casa com tijolos ecológicos.
durante a construção irei te perturbar muito(rsrsrsrs),espero que vc me ajude conforme as dúvidas forem aparecendo.bjusss

Unknown disse...

Bom dia,me chamo Hairton onde posso conseguir maiores informações do Radier Israelense ?Vou começar a construir com tijolo ecológico e achei muito válida sua informação.

Grato
hairtonfreitas@gmail.com

Antenas Hang disse...

Olá !!! Pretendo construir (aumentar)minha casa em pouco tempo, no momento só pesquiso muito. Trabalho c/eletrônica,transmissão e recepção de satélite e descobri um "desestressante" ótimo ! Tenho parte do dia livre e vou construir minha casa c/tijolo modular, um a um. Já trabalhei em casa c/cimento, tijolos e concreto, mas o "Modular" parece montagem de LEGO.
Com certeza estarei em contato c/vocês em breve. Sucesso c/teu blog
Grande abraço ! Paulo

Dominguez disse...

ola recentemente comprei uma prensa manual para fabricaçao de tijolo ecologico,e ja começei a fazer,pois tenho a intenção de construir minha casa,e este blog tem ajudado muito espero que continue a difundir este meio sustentavel de construção,e dando informação para quem está começãndo.parabens

Sophydiah disse...

Olá!

Obrigada a todos pelos comentários! Desejo sorte! Espero que compartilhem aqui suas experiências, porque servirá de auxílio para quem precisar, aqui e na nossa página no Facebook https://www.facebook.com/pages/Tijolo-Modular-Ecologico. E, me diga, Dominguez, você está fazendo pra vender também? Compartilhe conosco!

Abraço a todos!

Vicente disse...

Muito bom esse blog, como muitos eu também tive várias dúvidas sobre o processo de construção com Tijolos Ecologicos e aqui na minha cidade não conheço ninguem que tenha se aventurado a construir uma casa assim, pelo contrário estou com bastante dificuldades em convecer os pedreiros e mestre de obras que é possível fazer uma casa com Tijolos Modular.

João F. disse...

Prezada Sophidiah,

Primeiramente, parabéns pelo blog, está muito informativo! E a casa que você construiu, está muito bonita!

Eu e minha esposa também estamos pretendendo construir nossa casa de tijolos ecológicos, mas já visitamos duas fábricas, e achei os tijolos muito ásperos, ou seja, com uns grãos de areia muito grossos. Será que, depois de assentados os tijolos, e passando o verniz sobre as paredes, este tipo de irregularidade fica amenizada? Com relação aos tijolos que você usou, eles eram mais ‘lisinhos’, ou tinham uns grãos grandes de areia, com um aspecto rústico?

Obrigado pela atenção,

- João F.

Sophydiah disse...

Olá, João!

Realmente os tijolos não são lisinhos. Depois de pronta a casa é preciso lixar e resinar. Aí, sim, eles ficarão brilhando e com aspecto bonito. Lembrando que não pode demorar a resinar porque eles podem sofrer erosão. Resinamos a casa por fora pela segunda vez depois de mais de 2 anos. Por dentro ainda tá um show. Use sempre material de qualidade, porque o barato sai caro!

Abraço.

Sophydiah disse...

Eu também tive muita dificuldade em fazer o pedreiro que fez o alicerce entender que as coisas mudam e que ele não deveria gastar meu dinheiro com sapatas. FOI UMA LUTA!!! Mas conseguimos. Mostre o blog a eles. Depois que fizerem a primeira fiada com cuidado aos detalhes, o resto é... como meu avô dizia: arroz doce! Leia o Blog e atente aos detalhes porque eu passei por situações que talvez vocês passem.

Sorte e coragem!

Sophydiah disse...

Torcendo por vc! Esperamos suas notícias!
Beijos.

Unknown disse...

Boa tarde!

Estive pesquisando sobre este tipo de tijolo e gostei, mas tenho muita dificuldade em achar onde comprar sem pagar um frete muito caro.
Moro na Cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro. Se souber de algum lugar eu fico grato.

Meu email: vitor.ggm@gmail.com

Sophydiah disse...

Olá, Vitor!

Eu indico este: Enrico Rio (http://enricorio.com/. Parece que é "frete grátis". Mas aconselho que olhem de perto os tijolos! Não comprem por site.

Boa sorte!!!